É uma doença que exige acompanhamento médico, psiquiátrico e psicológico para determinar sua gravidade e identificar sintomas.
Tendo em vista que o número de casos cresceu muito e ainda há pessoas que dizem ser besteira ou fingimento, sendo comum muitas pessoas disfarçarem a dor com um sorriso no rosto, mas no fundo aquilo está lhe corroendo.
Uma maneira de enxergar a depressão na outra pessoa e ter empatia que é se colocar no lugar da outra e ver o que a mesma sente.
A escuta ampliada, ajuda necessária e acolhimento são capazes de ajudar a pessoa a sair dessa situação, mas a mesma tem que querer e ter força de vontade. Só ela é capaz de escolher o melhor caminho.
A depressão é classificada em três diferentes graus típicos (leve, moderado ou grave), o paciente apresenta um rebaixamento do humor, redução da energia e diminuição da atividade. Existe alteração da capacidade de experimentar o prazer, perda de interesse, diminuição da capacidade de concentração associadas em geral à fadiga, mesmo após um esforço mínimo.
Observa-se em geral problemas do sono e diminuição do apetite. Existe quase sempre uma diminuição da autoestima e da autoconfiança, e frequentemente ideias de culpabilidade e ou de indignidade, mesmo nas formas leves.
Já tristeza pode ser normal e é um indicador de doença subjacente somente quando os sentimentos se tornam excessivos, obsessivos e interferem no dia a dia.
É importante distinguir a tristeza patológica daquela transitória provocada por acontecimentos difíceis e desagradáveis, mas que fazem parte da vida de todas as pessoas, como a morte de um ente querido, a perda de emprego, os desentendimentos amorosos e familiares, dificuldades econômicas etc.
Como vimos acima a tristeza é se sentir deprimido em resposta a um sofrimento, perdas, desânimo ou decepção, se este estado for contínuo, pode indicar depressão.
Colaboração de: Paola Alves Pinto
Amo conhecer pessoas e ajuda-las. Amante da psicologia e como a mesma pode mudar vidas."
Formada em Psicologia (CRP: 5/53273), Pós-Graduada em Gestão Estratégica de Pessoas e Pós-graduanda em Saúde Mental e Atenção Psicossocial
Contatos: Facebook: paola.alves.750 / Instagram: @psipaolaalves / Tel: 21 967276568
0 Comentários
Deixe seu comentário!